IV SRHPS - Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Data: 11/04/2023 à 13/04/2023
Local: IFF - Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/ivsrhps/

MODELAGEM HIDROLÓGICA NA SUB-BACIA DO RIO PARAIBUNA UTILIZANDO O MODELO SMAP

Código

IV-SRHPS0017

Autores

Paula Roberta Souza Carvalho, Matheus Motta, Welson de Avelar Soares Filho, Celso Bandeira de Melo Ribeiro

Tema

01 - Modelagem fluvial, de costas e estuários (morfologia, hidrodinâmica, qualidade da água, transporte de sedimentos, intrusão salina, erosão)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo realizar a parametrização e calibração para a sub-bacia do rio Paraibuna - uma das mais importantes sub-bacias do Paraíba do Sul - utilizando o modelo Soil Moisture Accountig Procedure (SMAP) - no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2013. O SMAP é um modelo hidrológico do tipo chuva-vazão desenvolvido na década de 1980 que trabalha com uma grande variedade de dados de entrada relativos à precipitação, evapotranspiração e a característica física da bacia. Foram utilizados seis postos pluviométricos pertencentes ao domínio da bacia para o cálculo da precipitação média com polígonos de Thiessen, a partir dos pesos de cada posto, na área da bacia. Foi possível levantar parâmetros, variáveis e indicadores que trabalham com a qualidade do modelo e, no final, gerar informações sobre a qualidade dos dados. Houve uma boa adesão da tendência média dos dados previstos em relação aos observados de acordo com o indicador de desempenho PBIAS, embora o coeficiente de Nash-Sutcliffe não tenha sido satisfatório.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com