IV SRHPS - Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Data: 11/04/2023 à 13/04/2023
Local: IFF - Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/ivsrhps/

Avanço da salinização nas regiões costeiras do mundo, do Brasil e do Baixo Paraíba do Sul

Código

IV-SRHPS0013

Autores

Juliana Parente Ribeiro, Thiago Moreira de Rezende Araújo, VICENTE OLIVEIRA

Tema

01 - Modelagem fluvial, de costas e estuários (morfologia, hidrodinâmica, qualidade da água, transporte de sedimentos, intrusão salina, erosão)

Resumo

Em várias partes do mundo vem ocorrendo o processo de intrusão salina nas regiões costeiras. O aumento do nível do mar e a redução da vazão dos rios contribuem para a salinização, comprometendo o abastecimento de água e sua utilização na agricultura e nas indústrias. No Brasil, os rios estão perdendo a vazão devido ao menor aporte de água doce principalmente no período de seca. O bombeamento de águas subterrâneas também pode contribuir para o avanço da cunha salina para o interior do continente. A salinidade da água tem efeito limitante sobre a produtividade agrícola. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa sobre a ocorrência dos eventos de salinização dos corpos hídricos devido ao avanço da cunha salina no brasil, no mundo e na região do Baixo Paraíba do Sul. Estudos apontaram que apesar da intrusão salina ser um evento natural, tem se agravado devido às mudanças climáticas e ações antrópicas. Uma boa gestão de recursos hídricos deve envolver o controle da captação e estudos de monitoramento de longo prazo da salinidade de águas subterrâneas e superficiais em prol da qualidade de vida da população e a conservação dos ecossistemas.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com