III END - Encontro Nacional de Desastres da ABRHidro

Data: 06/03/2023 à 09/03/2023
Local: Niterói-RJ
ISSN: 2764-9040
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/iiiend

QUALIDADE DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA DURANTE EVENTO DE SECA PROLONGADA NA REGIÃO SEMIÁRIDA TROPICAL: DEZ ANOS DE ANÁLISE DO RESERVATÓRIO GARGALHEIRAS, RN, BRASIL.

Código

III-END0021

Autores

Caio Vitor Matos Moreira, Mariana Rodrigues Amaral da Costa, Maria Marcolina Cardoso, Vanessa Becker

Tema

12. Estiagens e Secas

Resumo

Eventos climáticos extremos relacionados à precipitação, tais como as secas prolongadas, possuem grande potencial de alterar a qualidade hídrica de reservatórios. Longos períodos de estiagem também podem ser responsáveis por intensificação do processo de eutrofização, em que a concentração de nutrientes é elevada e o maior tempo de residência favorece o crescimento da produtividade primária. O reservatório de Gargalheiras/RN, localizado no semiárido brasileiro, passou por um período de seca prolongada (2012 a 2019). Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da disponibilidade hídrica durante um evento de seca prolongada que afetou a região semiárida tropical, analisando dez anos de dados (2010-2021) do manancial referido. Para isto utilizamos a análise de agrupamentos não-supervisionada k-means para separar em clusters os dados do período de monitoramento e, após essa divisão, realizamos a Análise de Componentes Principais (ACP). Como resultado da análise de agrupamentos o período foi separado em 3 clusters que nomeamos pelas profundidades máximas do reservatório (Zmax) características de cada um: período intermediário (I), seco (II) e de cheia (III). Foi observado decréscimo do nível da água após sucessivos anos de chuvas abaixo da média histórica, fazendo com que os períodos de Zmax menores (I e II) apresentassem maiores valores de turbidez, condutividade, sólidos suspensos, nutrientes e clorofila-a. A seca prolongada ocorrida no semiárido brasileiro ocorrida entre os anos de 2012 e 2019 provocou grande flutuações na profundidade máxima no reservatório Gargalheiras. Assim com o declínio do nível de água foi observado perda de qualidade hídrica e intensificação da eutrofização.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com