I FluHidros - Simpósio Nacional de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica

Data: 22/08/2022 à 24/08/2022
Local: Ouro Preto - MG
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/fluhidros

APLICAÇÃO DO PROGRAMA HEC-RAS EM SIMULAÇÕES DE ALTERAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS SUPERFICIAIS EM EVENTOS DE RUPTURA DE BARRAGENS ESTUDO DE CASO: ROMPIMENTO DA BARRAGEM B1, BRUMADINHO (MG)

Código

I-FLUHIDROS0023

Autores

Maria Thereza Guimarães Gabrich Fonseca, Aloysio Portugal Maia Saliba, VIVIANE BORDA PINHEIRO ROCHA

Tema

Geomorfologia de Rios, Costas e Estuários (Reologia, Erosão e transporte de sedimentos)

Resumo

crescente geração de rejeitos tem influenciado um aumento significativo das estruturas armazenadoras, fazendo com que as barragens de rejeitos sejam importantes obras da mineração, aliadas ao crescente número de acidentes (SOARES, 2010). Nessa pesquisa, foi estudada a aplicação do programa HEC-RAS ? gratuito e de ampla utilização ? em simulações de transporte de sedimentos e de verificação da consequente alteração da qualidade de águas superficiais em eventos de ruptura de barragens. Para tal, trataram-se os dados de entrada necessários para a modelagem de transporte de sedimentos nesse programa, provindos de dados disponibilizados pela Vale, assim como aqueles públicos de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA). As simulações computacionais foram feitas utilizando-se os métodos de transporte de sedimentos de Ackers-White e de Meyer-Peter Müller. Analisando os resultados verificou-se que, das fórmulas testadas, nenhuma retratou, satisfatoriamente, a dinâmica envolvida no transporte de sedimentos em cenário pós ruptura da Barragem 1. As discrepâncias observadas nos resultados podem ter diversos motivos, principalmente relacionados aos parâmetros de entrada do modelo e aos critérios e premissas adotados. Portanto, quando da insuficiência de dados precisos das áreas de contribuição em estudo, a aplicação do programa HEC-RAS em simulações de transporte de sedimentos para avaliação da alteração da qualidade de águas superficiais em eventos de ruptura de barragens não se faz satisfatória.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com