I FluHidros - Simpósio Nacional de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica

Data: 22/08/2022 à 24/08/2022
Local: Ouro Preto - MG
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/fluhidros

MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE INUNDAÇÃO URBANA POR MEIO DA MODELAGEM HIDRÁULICA: ESTUDO DE CASO PARA UM TRECHO DO RIO PIRACICABA, EM RIO PIRACICABA, MINAS GERAIS.

Código

I-FLUHIDROS0007

Autores

Fernando César Soares Feliciano, Marco Aurélio Gomes Nascimento, Ana Letícia Pilz de Castro

Tema

Mecânica dos Fluidos (Educação, Hidráulica e Mecânica dos Fluidos Ambiental)

Resumo

Eventos de inundação em áreas urbanas são responsáveis por fortes impactos no cotidiano da população local, que sofre com constantes prejuízos materiais, interrupção de atividades econômicas das áreas inundadas e até mesmo perda de vidas. Este estudo, realizado no município de Rio Piracicaba - MG, situado nas margens do rio de mesmo nome, aborda a análise de frequência das vazões na estação fluviométrica (56610000) instalada na região, e da modelagem hidráulica do trecho de rio no software HEC-RAS. O trabalho visa caracterizar o escoamento do Rio Piracicaba no município, e mapear, através da criação de manchas de inundação, as regiões vulneráveis aos impactos causados por um evento de transbordamento da calha do rio, e consequente inundação da área urbana. Os resultados apresentados fornecem uma análise de estatística das vazões observadas historicamente no local, definindo tempos de retorno (TR) para estes eventos, parâmetro estatístico que caracteriza o intervalo estimado entre ocorrências de igual ou superior magnitude dos fenômenos analisados e apresenta a espacialização das manchas de inundação para os cenários considerados, atingindo uma área de 2,03km² para o cenário associado ao TR de 1000 anos.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com