Data: 21/03/2022 à 25/03/2022
Local: Aracaju-SE
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xivenrehse
"FRACIONAMENTO DE FÓSFORO EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS E SUA RELAÇÃO COM ATIVIDADES ANTROPOGÊNICAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SERGIPE"
Código
XIV-ENREHSE0073
Autores
Cleciana do Rosário Santos, Thayna Maria da Costa Santos, SILVANIO SILVERIO LOPES DA COSTA, Carlos Alexandre Borges Garcia, Rennan Geovanny de Oliveira Araujo, Elisangela de Andrade Passos
Tema
Qualidade e Quantidade da Água
Resumo
O fósforo é fundamental para garantir o estado trófico de ambientes aquáticos, este pode ser derivado de fontes naturais ou antropogênicas e sua elevada concentração pode ser tóxica e gerar impactos ao ecossistema. Neste contexto, faz-se necessário o controle da concentração de fósforo em ambientes aquáticos. Este trabalho tem como objetivo determinar e avaliar a concentração de fósforo em sedimentos superficiais de dezenove pontos distribuídos na bacia hidrográfica do Rio Sergipe. A metodologia utilizada foi o protocolo Standards Measurements and Testing (SMT), método adaptado de Williams e colaboradores. A fim de examinar a eficiência do método usou-se o limite de detecção (LoD) e limite de quantificação (LoQ), que variaram entre 0,81 µg.g-1 e 0,89 µg.g-1, 2,72 µg.g-1 e 2,96 µg.g-1 respectivamente. O método analítico mostrou-se eficiente, a concordância entre o material de referência certificado apresentou-se entre 99 e 104%. As maiores concentrações de fósforo total foram averiguadas nos pontos P01, P09 e P10, áreas com grande potencial de desenvolvimento agrícola e industrial, corroborando para as maiores concentrações de fósforo. Já os pontos, P16, P17 e P18 apresentaram os menores valores de fosforo total, isso deve estar relacionada a fonte de poluição natural.