Data: 21/03/2022 à 25/03/2022
Local: Aracaju-SE
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xivenrehse
AQUARISMO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Código
XIV-ENREHSE0011
Autores
TATIANA MENEZES DA SILVA, JULIANA SCHOBER GONÇALVES DE LIMA, JESSICA VERAS DINIZ, IZABELA DE FÁTIMA LESSA CANUTO, VALÉRIA CLAUDIA SANTOS FERREIRA
Tema
Educação ambiental voltada à preservação dos mananciais
Resumo
A mitigação dos impactos ambientais causados por atividades antrópicas sobre os ecossistemas aquáticos são uma necessidade atual constante onde a educação ambiental constitui ferramenta fundamental. Assim, o objetivo deste estudo foi utilizar o aquarismo como ferramenta para aprendizagem de noções básicas e conceitos relacionados à conservação dos ecossistemas aquáticos e recursos hídricos, conciliando teoria e prática. Para tanto, foi executada atividade de extensão sobre o uso do aquarismo para o ensino de educação ambiental relacionada aos recursos hídricos. A ação de extensão contou com a participação de 16 alunos do ensino fundamental. Foram aplicados questionários semiestruturados durante as oficinas visando a compreensão da percepção dos participantes sobre as práticas de educação ambiental com aquários. O resultado desta atividade mostrou que o aquarismo impacta de forma positiva a aprendizagem dos alunos pois se observou que o aquarismo é uma ferramenta de educação ambiental capaz de despertar o interesse sobre os ecossistemas aquáticos e estimular o desejo de conservação dos mesmos em estudantes do ensino fundamental. A ampliação da prática de educação ambiental experimentada nesta ação de extensão em escolas e comunidades mostra-se fundamental para ampliar a discussão dos resultados observados e aprimorar o uso do aquarismo como ferramenta de educação ambiental.