XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

MÉTODO DE ANÁLISE ESTATÍSTICA SIMPLIFICADA PARA DETERMINAR O CONSUMO DE ÁGUA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOINVILLE, A PARTIR DA PANDEMIA DO CORONAVIRUS-19: O DESDEBRAR DAS CATEGORIAS DE CONSUMO

Código

XXIV-SBRH0906

Autores

Robison Negri, Adilson Gorniack

Tema

SR09 - Tópicos especiais

Resumo

A tragédia da pandemia do Coronavirus-19 tem ceifado as vidas de milhares de pessoas em todo mundo, gerou a necessidade de uma gama de medidas para o seu controle, tais como: o uso de máscara, higienização constante, distanciamento social, vacina e até medidas de confinamento. Destas, a última, em se tratando de gestão de recursos hídricos, oportunizou um cenário inusitado para se determinar o consumo de água nas escolas municipais: a paralisação das aulas presenciais. Assim, a partir da comparação mensal dos meses marcados pelo período escolar do ano anterior (2019) e dos seus respectivos meses em 2020, sob o domínio da pandemia foi desenvolvido o método que consiste na comparação da diferença entre o consumo sem pandemia (meses de 2019) e o com pandemia (meses de 2020). Desvela-se dessa diferença o consumo na categoria aluno (mais professores e servidores administrativos) visto que o consumo para a manutenção da infraestrutura (limpeza geral, rega de jardins) das escolas foi mantido regularmente por força contratual com a empresa terceirizada. O método revelou-se um excelente instrumento de gestão para a administração pública, à medida que a análise comparativa identifica as unidades escolares com consumos extremos, as quais devem sofrer intervenção prioritária no sentido de sanar possíveis desperdícios e vazamentos. A média de consumo de 8,94 +/- 2,57 litros/aluno.dia mostrou-se consistente com a bibliografia revisada. Como resultado prático, identificou-se escolas com alta probabilidade de vazamento, tipo subterrâneo (possivelmente histórico ? diante do sistema de monitoramento existente). Por fim, o método pode ser replicado em muitos municípios face à facilidade de se encontrar os dados e praticidade do tratamento estatístico proposto, atuando, assim, como um instrumento de monitoramento do consumo de água nas escolas públicas.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com