XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

SITUAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL EM RELAÇÃO AO ALCANCE DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA O TEMA DA ÁGUA (ODS-6)

Código

XXIV-SBRH0809

Autores

Jorge Enoch Furquim Werneck Lima

Tema

SR01 - Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Resumo

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) concederam uma roupagem nova e objetiva para velhos problemas mundiais. Ao definir metas e indicadores para acompanhá-los, as Nações Unidas deixaram mais claras as estratégias para a organização das informações, o estabelecimento de prioridades e a busca de soluções concretas para cada um deles. O foco deste artigo é o ODS-6, cujo tema é água e saneamento para todos. Com disponibilidade de água per capta abaixo de 1.000 m³/(hab.dia), o Distrito Federal (DF) é classificado como zona de conflito pelo uso da água. Não é sem motivo que, entre 2016 e 2018, após 4 anos consecutivos de chuvas abaixo da média, a população do DF passou por grave crise hídrica. O objetivo deste trabalho é apresentar a situação atual dos setores de recursos hídricos e saneamento (água e esgoto) do DF com base nas metas estabelecidas para o atingimento do ODS-6 e seus respectivos indicadores. De forma geral, os resultados indicam que o DF está avançado em relação aos indicadores propostos para acompanhamento do atingimento das metas estabelecidas para o ODS-6, principalmente quanto à boa gestão dos recursos hídricos e à universalização dos serviços de água e saneamento. No entanto, cabe destacar que, mesmo com bons resultados, há pouco tempo, a população teve que conviver com uma crise jamais vista e, consequentemente, com restrições de acesso à água, o que também deve ser objeto de reflexão e de ações para avanços na resiliência climática e segurança hídrica desta e de outras regiões.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com