XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

INFLUÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO NOS DESLIZAMENTOS DE TERRA OCORRIDOS EM 2015 NA COMUNIDADE DE LAGOA ENCANTADA (IBURA ? RECIFE)

Código

XXIV-SBRH0801

Autores

Cristiane Ribeiro de Melo, Paulo Abadie Guedes, Samuel França Amorim, Fellipe Henrique Borba Alves, José Almir Cirilo

Tema

SR06 - Extemos hidrológicos, desastres naturais e antrópicos

Resumo

Estudos mostram que, na localidade de Lagoa Encantada, bairro do Ibura/Recife, com chuva acumulada maior que 60mm em 72h, registrou-se 75% dos deslizamentos na Região Sul da Região Metropolitana do Recife (RMR), para o ano de 2009. Este trabalho tem como objetivo avaliar o balanço hídrico no solo na comunidade, utilizando o modelo computacional Hydrus-1D. O programa tem como entrada a precipitação e os parâmetros hidráulicos do solo, que foi classificado pelo Sistema Unificado de Classificação de Solos (USCS). Os resultados mostram que a precipitação acumulada, nos dias que antecedem os deslizamentos, são de extrema importância na previsão de desastres; e que acidentes ocorridos, fora do período de inverno, podem ser consequência da fragilização do solo causada pela incidência de águas servidas. Conclui-se que é possível avaliar a influência da infiltração na propensão aos escorregamentos, observando quantitativamente o volume infiltrado que contribui para a desestabilização do solo.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com