Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
DESENVOLVIMENTO DE BACIAS-ESCOLA NO BRASIL
Código
XXIV-SBRH0767
Autores
Figia Griebler Giacomel, Heloisa Cristina Zimmermann, Isabela Orsi Becker, Leonardo Romero Monteiro, Franciele Maria Vanelli
Tema
SE01.A - Socio-hidrologia: potencialidades e desafios
Resumo
A bacia-escola pode ser definida como uma bacia experimental para uso em atividades de pesquisas científicas e de educação ambiental. Considerando a necessidade de avançar a socio-hidrologia, a bacia-escola pode ser uma ferramenta útil pois possibilita a aproximação entre os pesquisadores e a sociedade. Assim, o fortalecimento das bacias-escola pode apoiar o desenvolvimento da socio-hidrologia. Nesse sentido, objetivo do presente artigo é apresentar os projetos no Brasil que estão relacionados a este conceito utilizando uma metodologia de busca. Os resultados do levantamento realizado demonstram que apenas 1,5% do território brasileiro possui vínculo com algum projeto bacia-escola. Ao realizar uma análise minuciosa, identificou-se que apenas 31% das bacias-escola brasileiras possuem enfoque na socio-hidrologia. Ressalta-se a inexistência de uma definição padrão, o que repercute em limitações no levantamento realizado.