XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

ALERTA E REDUÇÃO DE PERDAS DE VIDAS ASSOCIADAS À RUPTURA HIPOTÉTICA DA BARRAGEM DA PAMPULHA - MG

Código

XXIV-SBRH0732

Autores

Julian Cardoso Eleutério, André Felipe Rocha da Silva

Tema

SE06.B - Inundações urbanas: modelagem, mapeamento e análise de incertezas sobre a ameaça, exposição, vulnerabilidade e risco.

Resumo

A aplicação de modelos de estimativa de perdas de vidas em inundações pode fornecer importantes subsídios à concepção de sistemas de alerta mais robusto, já que tal consequência é uma das mais relevantes e sensíveis em um evento de inundação. Entre esses modelos, o presente trabalho explora o HEC-LifeSim, que é um dos mais utilizados em empresas de consultorias e de seguros na América do Norte. O modelo é aplicado para um cenário de inundação em área urbana densa proveniente do rompimento da barragem da Lagoa da Pampulha com intuito de verificar a sensibilidade de diferentes cenários de alerta e evacuação da população na estimativa de fatalidades. Os resultados evidenciam um grande potencial de redução de fatalidades por meio da otimização dos sistemas alerta.

© 2022 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com