Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
EFEITOS HIDRÁULICOS PELO SEQUESTRO DE CARBONO A PARTIR DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO PARA CENÁRIOS DE MUDANÇA CLIMÁTICA: ABORDAGEM PEDAGÓGICA
Código
XXIV-SBRH0712
Autores
Bruno Ken Marchezepe, Fabrizio Silva Campos, Aline Marra Campos, Greicelene Jesus Da Silva, Fabrício Alonso Richmond Navarro, Luis Miguel Castillo Rápalo, Eduardo Mário Mendiondo
Tema
SR08 - Ensino de hidrolgoia e hidráulica, capacitação, difusão, treinamento, formação continuada
Resumo
A utilização de analogias e casos teóricos são ferramentas utilizadas no ensino e aprendizagem da engenharia, com isto, o estudante amplia sua visão na ligação de vários conceitos aprendidos ao longo de sua formação. A falta de metodologias pedagógicas adequadas para fomentar habilidades nos alunos na integração dos conhecimentos, dificulta sua formação como engenheiro e sua percepção dos problemas. Desta maneira, o presente trabalho visa abordar interdisciplinarmente os processos de fixação de carbono junto com o sistema hidráulico da vegetação, buscando tornar mais interessante ao aluno o aprendizado dessas temáticas, em um contexto de mudanças climáticas. Para isto, foram feitas análises de balanço hídrico de uma bacia hidrológica, associando à assimilação de carbono para três tipos de vegetação, usando o conceito de Big-leaf (grande folha). O trabalho apresenta a relação dos conceitos supracitados e como estes podem ser empregados de maneira conjunta para resolver um problema de engenharia desde uma perspectiva não trivial. Conclui-se que é possível melhorar o ensino e aprendizagem da engenharia com casos em contextos reais, realizando várias suposições, com o intuito de desenvolver a sensibilidade das diferentes variáveis.