XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

AVALIAÇÃO INDIRETA DO DÉFICIT NA DRENAGEM URBANA VIA MODELOS DE PREÇOS HEDÔNICOS

Código

XXIV-SBRH0691

Autores

Diego da Silva Lima, Vladimir Caramori Borges de Souza

Tema

SE06.B - Inundações urbanas: modelagem, mapeamento e análise de incertezas sobre a ameaça, exposição, vulnerabilidade e risco.

Resumo

A aprovação da Lei nº 14.026/2020, marco legal do saneamento básico, evidencia as questões sobre o adequado aporte de recursos para a melhoria dos sistemas de drenagem. De fato, o manejo de águas pluviais permanece sem metodologia consensual de subsídio no Brasil, apesar da previsão legal de remuneração previstas na Lei 11.445/2007. Neste cenário, o presente trabalho visou avaliar, de forma indireta, o impacto causado pelo déficit de investimento na drenagem nos preços dos imóveis urbanos, via aplicação do método de preços hedônicos. A avaliação foi feita a partir de questionários aplicados em Maceió e Paulo Jacinto, duas cidades do estado de Alagoas, região nordeste do Brasil, em dezembro de 2019. A escolha destas localidades visa atender a avaliação dos modelos de preços hedônicos em dois panoramas urbanos distintos: na capital alagoana, que conta com maior complexidade de gestão e avaliação, e as particularidades de uma pequena cidade, Paulo Jacinto. As informações obtidas apontam que os prejuízos atuais, oriundos pelos eventos de alagamento, são da ordem de R$ 8,2 bilhões por ano, no Brasil. Objetivou-se oferecer elementos de discussão à compreensão da gestão da drenagem urbana, de modo a contribuir ao adequado saneamento das cidades.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com