Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
Avaliação exploratória do uso de imagens Sentinel-2 para mapeamento de áreas inundáveis em Belo Horizonte
Código
XXIV-SBRH0684
Autores
Ana Carolina Pires Pereira, Cibele Patrícia Damasceno de Oliveira, Hugo Henrique Cardoso de Salis, Talita Fernanda das Graças Silva, Rafaela Alves de Carvalho
Tema
SE06.B - Inundações urbanas: modelagem, mapeamento e análise de incertezas sobre a ameaça, exposição, vulnerabilidade e risco.
Resumo
O mapeamento de áreas inundáveis é uma ferramenta primordial na gestão do risco de inundação, tanto para ações de caráter preventivo como para ações durante a ocorrência da inundação e após o evento. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma investigação preliminar sobre o uso de imagens do satélite Sentinel-2 para identificar áreas sujeitas à inundação em Belo Horizonte, MG. Para tal, a estratégia de investigação definida consistiu primeiramente na pesquisa bibliográfica, seguida da busca em plataformas digitais por notícias sobre eventos de inundação no município e na caracterização dos eventos chuvosos, de modo a se definir um período de estudo e uma região para análise mais detalhada. Em seguida, as imagens de satélite foram obtidas, tratadas e processadas, e, por fim, buscou-se fazer uma primeira avaliação da aplicação de um índice baseado em razão de bandas para identificar corpos d?água no município de Belo Horizonte. Os resultados revelaram que Imagens Sentinel-2 apresentam diversas vantagens para identificação de áreas inundáveis, no entanto, apresentam limitações como baixa probabilidade de coincidir a hora de sobrevoo do satélite pela região estudada com a exata hora da inundação em bacias urbanas, e presença de nuvens que podem interferir nos resultados dos índices de razão de banda. Por outro lado, o uso de imagens do Sentinel-2 para identificar superfícies que tenham sofrido alteração em sua resposta espectral como consequência de inundações mostra-se como uma abordagem promissora para o mapeamento de áreas sujeitas à inundação em áreas urbanas.