XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

VULNERABILIDADE DA POPULAÇÃO AO RISCO DE INUNDAÇÃO RELACIONADO À BARRAGEM DA LAGOA DA PAMPULHA - MG

Código

XXIV-SBRH0679

Autores

André Felipe Rocha da Silva, Julian Cardoso Eleutério, Nilo de Oliveira Nascimento

Tema

SE06.B - Inundações urbanas: modelagem, mapeamento e análise de incertezas sobre a ameaça, exposição, vulnerabilidade e risco.

Resumo

O mapeamento de vulnerabilidade é uma etapa da avaliação de risco que pode ser conduzida em diferentes escalas, dependendo do nível de detalhe requerido. Com intuito de fornecer subsídios para uma avaliação de eficiência de sistema de alerta. O presente trabalho objetivou mapear a vulnerabilidade em microescala da população ao risco de inundação relacionado à barragem da Lagoa da Pampulha. Foram utilizados apenas dados secundários provenientes do Censo demográfico de 2010 e das bases de dados disponibilizadas pela empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte. Os resultados, dentro das hipóteses adotadas e limitações, demonstraram o potencial e a importância da disponibilidade de bases de dados sobre populações e equipamentos urbanos para subsidiar a elaboração de estudos subsequentes.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com