Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
BACIAS REPRESENTATIVAS E EXPERIMENTAIS COMO FORMADORAS DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS EM RECURSOS HÍDRICOS: UM ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIBEIRÃO DA ONÇA (SP)
Código
XXIV-SBRH0664
Autores
Alan Reis, Yuri Batista Ishizawa, Luis Eduardo Bertotto, Rubens Takeji Aoki Araujo Martins, Edson Cezar Wendland, Érick Rúbens Oliveira Cobalchini
Tema
SE07.A - Bacias Experimentais e Representativas: pesquisa, inovação, perspectivas e desafios
Resumo
Este trabalho visa apresentar como o trabalho contínuo e sistemático de monitoramento em bacias representativas e experimentais pode contribuir para formação de profissionais e pesquisadores qualificados em recursos hídricos, a partir de um estudo de caso da Bacia do Ribeirão da Onça (BRO). Por meio de um levantamento histórico da rede de monitoramento e dos trabalhos desenvolvidos na área, buscou-se identificar as pessoas e mapear sua localização geográfica e profissional, a fim de analisar o impacto e a importância desta área para a comunidade de recursos hídricos. Foi possível quantificar 90 trabalhos científicos já desenvolvidos na BRO, que permitiram a formação de 22 mestres e 4 doutores, além de envolver outros 33 colaboradores externos. Considerando os profissionais formados, observa-se que 85% deles seguem exercendo funções relacionadas aos recursos hídricos, em instituições públicas e privadas, espalhadas pelo Brasil e no exterior. Destaca-se ainda a importância do suporte financeiro de agências de fomento e outros órgãos de pesquisa, tanto para a expansão da rede de monitoramento quanto para o apoio aos alunos de pós-graduação. Acredita-se que o envolvimento de programas de pós-graduação da área de recursos hídricos pode ser uma forma de aumentar o número de bacias experimentais e representativas monitoradas no Brasil.