XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

URBANIZAÇÃO E INUNDAÇÕES: MODELO HIDROLÓGICO DE TRÊS CENÁRIOS DISTINTOS NA BACIA DO CÓRREGO DO PINHEIRINHO, VÁRZEA PAULISTA, SP.

Código

XXIV-SBRH0652

Autores

Wendel Marcos Sabatine Mariano, Filipe Antonio Marques Falcetta

Tema

SR05 - Hidrologia urbana e manejo de águas pluiviais

Resumo

Seja nas grandes ou pequenas cidades, eventos de inundação tendem a ocorrer cada vez com maior frequência, causando problemas financeiros para os moradores e também ao poder público, que geralmente adota medidas estruturais para sanar os danos causados. O controle destas situações de desastre são fundamentais para a gestão pública, que deve buscar inúmeras formas de se preparar ante um evento de inundação. Uma forma de gestão destes eventos é por meio da Modelagem Hidrológica, onde é possível fazer a estimativa dos índices de vazão e volume do escoamento superficial, providenciando os dados necessários para um maior controle da situação, além de indicar caminhos para melhorias estruturais. Neste trabalho, utilizou-se a Bacia do Córrego do Pinheirinho, em Várzea Paulista, São Paulo, para se estimar os dados hidrológicos a partir de três cenários distintos: Atual, onde os dados de uso e ocupação do solo refletem a realidade de 2021; o Cenário de Urbanização Intensificada, onde os dados advém de uma simulação de um possível crescimento urbano do município; e o Cenário com Técnicas de Conservação, onde os dados de uso e ocupação do solo refletem uma cenário onde a gestão pública direcionou a cobertura do solo à fim de aumentar a infiltração d?água no solo e diminuir o escoamento superficial.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com