Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
ANÁLISE DAS COMPONENTES DE EXPOSIÇÃO, AMEAÇA E VULNERABILIDADE A INUNDAÇÕES - ESTUDO DE CASO DA BACIA DO CÓRREGO PONTE BAIXA, SÃO PAULO - SP
Código
XXIV-SBRH0636
Autores
Gustavo Oliveira da Silva Santos, Melissa Cristina Pereira Graciosa
Tema
SE06.B - Inundações urbanas: modelagem, mapeamento e análise de incertezas sobre a ameaça, exposição, vulnerabilidade e risco.
Resumo
Em um cenário de mudança do clima que vem sendo observado, eventos extremos de precipitação tendem aumentar o risco às inundações urbanas. O risco climático compreende as componentes de ameaça, exposição e vulnerabilidade, sendo que as inundações constituem uma das principais ameaças climáticas em áreas urbanas. O objetivo deste trabalho foi avaliar as três componentes do risco, considerando na estimativa da ameaça a não estacionariedade no regime de precipitação e sua consequência para o escoamento superficial. A área de estudo foi a Bacia do Córrego Ponte Baixa, em São Paulo ? SP, com 6,82 km² que, recentemente, passou por projeto de canalização do córrego e urbanização da favela em seu entorno. Foram analisados os aspectos socioterritoriais da bacia, como o uso e ocupação do solo e a presença de favelas, a densidade habitacional e populacional. Para análise do risco de inundação, foram calculadas as vazões e linhas d?água de projeto, a partir de modelagem hidráulico-hidrológica, realizada na plataforma HEC (Hydrologic Engineering Center), para dois cenários de precipitação: estacionário e não estacionário, para os TRs 10, 25 e 100 anos. Observou-se uma clara tendência à maiores transbordamentos considerando-se a não estacionariedade da série, o que conduziu à conclusão da necessidade de se considerar este fator para os projetos de drenagem urbana e controle de enchentes.