XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

AVALIAÇÃO DA DISCRETIZAÇÃO ESPACIAL SOBRE O USO DA TERRA NAS UNIDADES DE RESPOSTA HIDROLÓGICA (HRUs) EM BACIA HIDROGRÁFICA NO SUL DO BRASIL.

Código

XXIV-SBRH0627

Autores

João André Ximenes Mota, Warlen Librelon de Oliveira, Gisela Cristina Richter, Alinne Petris, Adilson Pinheiro

Tema

SR02- Processos hidrológicos e meio ambiente

Resumo

A simulação hidrológica com o modelo Soil and Water Assessment Tool (SWAT) permite avaliar as interações e transformações entre diversas variáveis físicas de uma bacia hidrográfica. Tal modelagem se utiliza de Unidades de Resposta Hidrológica (HRUs) para organização de áreas que são similares em declividade, tipo de solo e uso da terra. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência da discretização da área em diferentes resoluções de HRUs nas variáveis escoamento superficial, evapotranspiração e percolação na bacia hidrográfica do rio Jacutinga, situada no estado de Santa Catarina ? Brasil. A bacia hidrográfica modelada tem área de drenagem de 993,85 km², onde os principais usos e ocupação da terra são floresta, pastagem, agricultura e uso urbano. Foram consideradas 257 sub-bacias para a geração de simulações com 1042, 743 e 409 HRUs. Observou-se que os coeficientes de Nash-Sutcliffe e PBIAS não apresentaram mudanças significativas entre as simulações com diferentes HRUs. Destaca-se que as simulações com menor número de HRUs não consideraram o uso urbano, refletindo nos valores obtidos para as variáveis hidrológicas. Dentre as variáveis hidrológicas somente a evapotranspiração teve influência do uso da terra. Os resultados encontrados permitiram concluir que não é necessário um grande número de HRUs para a simulação das variáveis hidrológicas consideradas em bacias hidrográficas com elevada fragmentação da paisagem e relevo acidentado.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com