Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
METODOLOGIA DE ANÁLISE COMPARATIVA DE RESILIÊNCIA ENTRE SISTEMAS DE DRENAGEM TRADICIONAL E DRENAGEM SUSTENTÁVEL CONSIDERANDO CENÁRIOS FUTUROS DE EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E EXPANSÃO DA URBANIZAÇÃO INFORMAL
Código
XXIV-SBRH0600
Autores
MARCELO GOMES MIGUEZ, Antonio Krishnamurti Beleño de Oliveira, Carolina Lopes Carvalho
Tema
SE06.B - Inundações urbanas: modelagem, mapeamento e análise de incertezas sobre a ameaça, exposição, vulnerabilidade e risco.
Resumo
As mudanças na dinâmica do clima, somadas à urbanização crescente e desordenada, são apontadas como as principais causas do aumento dos cenários de riscos socioambientais aos quais a sociedade está exposta. Os efeitos das mudanças climáticas e as consequências dessa rápida urbanização apontam para a necessidade de cidades mais resilientes. O objetivo desse estudo é desenvolver uma metodologia para comparar a resiliência de soluções dentro da lógica tradicional de drenagem urbana com soluções de lógica sustentável, levando em consideração diversos cenários futuros. O método proposto para chegar a este objetivo abriu duas frentes de simulação, com a construção de cenários futuros para análise comparativa: um com o aumento da intensidade de chuvas; outro com a expansão da ocupação informal. Para esses cenários, propõe-se calcular o Índice de Resiliência às Inundações em Bacias Urbanas (IRES) para cada cenário através dos resultados obtidos nas simulações no modelo matemático hidrodinâmico utilizado - o MODCEL. A pesquisa contribui para o desenvolvimento de soluções resilientes de drenagem urbana e indica que a avaliação da resiliência é fundamental para definir o projeto com melhor desempenho no longo prazo.