XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

INTENSIFICAÇÃO DOS SINTOMAS DA EUTROFIZAÇÃO DURANTE UM EVENTO DE SECA PROLONGADA EM RESERVATÓRIOS DA REGIÃO SEMIÁRIDA, BRASIL.

Código

XXIV-SBRH0585

Autores

Vanessa Becker, Diogenes Fernandes dos Santos, JONATHAN MOTA DA SILVA

Tema

SR06 - Extemos hidrológicos, desastres naturais e antrópicos

Resumo

A eutrofização é um problema global e uma importante causa de degradação da saúde ecológica de corpos hídricos. Os fatores climáticos podem resultar em variação nos aspectos físicos, químicos e biológicos dos corpos hídricos. O semiárido apresenta características peculiares, como a intermitência de rios, altas temperaturas e taxas de evaporação, que aliado à seca prolongada, tendem a aumentar os níveis de nutrientes e o tempo de residência da água de mananciais. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do evento extremo de seca prolongada no estado trófico de mananciais da região semiárida. A hipótese do trabalho é que haja uma mudança de estado trófico dos mananciais devido aos eventos extremos de seca, aumentando a eutrofização devido ao aumento do aporte autóctone do sistema. Os reservatórios estudados foram Boqueirão de Parelhas e Passagem das Traíras, localizados na região semiárida do Rio Grande do Norte. O trabalho foi realizado com três períodos distintos, determinados de acordo com a classificação da seca com o auxílio do índice de precipitação padronizada (SPI). Os resultados indicaram mudanças nas variáveis limnológicas devido à redução do volume de água acumulado e demonstraram que as secas prolongadas impactaram na intensificação da eutrofização. Em Boqueirão de Parelhas, o estado trófico foi alterado de mesotrófico para eutrófico, enquanto quem em Passagem das Traíras o estado eutrófico permaneceu, mas com sintomas mais intensificados. Nesse sentido, o estudo demonstrou que o prolongamento da seca impactou na intensificação da eutrofização de ambos os sistemas hídricos, confirmado nossa hipótese de trabalho.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com