XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

Gerenciamento de riscos de inundações urbanas: uma revisão da literatura

Código

XXIV-SBRH0574

Autores

Ana Cristina Rodrigues Lopes, Icaro Barboza Boa Morte, Osvaldo Moura Rezende, MARCELO GOMES MIGUEZ

Tema

SE06.B - Inundações urbanas: modelagem, mapeamento e análise de incertezas sobre a ameaça, exposição, vulnerabilidade e risco.

Resumo

Nos últimos anos tem-se observado um aumento de eventos de inundação e de seus impactos prejudiciais à população e à infraestrutura da comunidade. Com isso, observa-se também uma tendência de crescimento de estudos contemplando a análise do gerenciamento de riscos destes eventos na literatura científica na última década. Dessa forma, a fim de apresentar uma análise atual sobre esse tema, foi realizado o presente trabalho que consiste numa revisão estruturada de literatura dividida em quatro etapas, tendo como suporte a utilização do software de análise bibliométrica VOSviewer, objetivando a criação de redes de coocorrência e das bibliotecas de mineração de texto da linguagem de programação R, "tm" e "wordcloud" para a criação de nuvem de palavras a partir dos artigos selecionados. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados Scopus e foram selecionados artigos científicos cujo temas estejam associados com aplicações de metodologias de análise e gerenciamento de riscos de inundação em áreas urbanas, dentre os últimos dois anos. Inicialmente foram encontrados 90 artigos na base de dados e, após a aplicação da metodologia, 54 publicações foram consideradas para posterior análise. Do total em avaliação, 59% dos artigos empregaram a metodologia de mapeamento de riscos para analisar e quantificar os riscos de inundações, em contrapartida, técnicas clássicas de análise de riscos como por exemplo, a matriz de riscos e simulações de Monte Carlo juntas só representaram 4% das publicações sob avaliação.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com