XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

Análise da Efetividade do Aumento de Áreas Florestadas na Redução de Picos de Cheias Utilizando Modelagem Hidrológica na Bacia do Rio Veado, Guaçuí - ES.

Código

XXIV-SBRH0564

Autores

Livia Luchi Rabello, Marco Aurelio Costa Caiado

Tema

SR05 - Hidrologia urbana e manejo de águas pluiviais

Resumo

O planejamento urbano é importante para a busca da melhoria do uso e ocupação do solo. Atividades antrópicas, tais como construções e edificações, aumentam a impermeabilização da superfície, aumentando os riscos de inundações. Este trabalho apresenta um estudo de modelagem para determinação das vazões, aplicado à bacia hidrográfica do rio Veado, em Guaçuí ? ES, com a finalidade de avaliar a implementação de uma prática não estrutural na prevenção de inundações. O estudo considerou dois cenários, o primeiro descrevendo o uso e ocupação do solo atual da bacia e o segundo representando mudanças do uso e ocupação da terra, onde passou-se aproximadamente 50% das pastagens existentes na bacia para área florestal de mata nativa. A partir dos resultados das simulações dos cenários determinaram-se as vazões máximas por diferentes métodos de distribuição estatística. Os resultados mostram que houve redução das vazões de pico do cenário 1 para o cenário 2, confirmando que a implementação de florestas, que constitui uma prática não estrutural, é capaz de auxiliar à gestão urbana no que tange à prevenção de inundações.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com