XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

Comparação entre os usos de complementos para modelagem hidráulica no ambiente SIG: estudo da rede de abastecimento do Distrito de Medição e Controle (DMC) Samambaia em Maceió-AL.

Código

XXIV-SBRH0396

Autores

Alexia Ferreira Moraes, MATTHIAS SCHMIDT, Daysy Lira Oliveira Cavalcanti, JULIO CESAR CORDEIRO

Tema

SE04.B - Análise de sistemas de distribuição de água e segurança de redes de abastecimento

Resumo

A utilização do Sistema de Informação Geográfica (SIG) vem se tornando necessária no domínio de conhecimento das diversas áreas de engenharia. Dentro do ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas), através do software QGIS, é possível fazer a instalação de complementos (plug-ins) que adicionam ferramentas, de acordo com a necessidade do usuário. Neste sentido, o objetivo deste estudo é comparar os recursos dos complementos QGISRed, QWater e Water Network Tools, utilizados no QGIS, para modelagem e simulação hidráulica de uma rede de abastecimento. Para isso, foi feita a elaboração do modelo da rede de distribuição de água do Distrito de Medição e Controle (DMC) Samambaia, localizado na cidade de Maceió, Alagoas, utilizando os 3 complementos, de modo a analisar aspectos considerados importantes. A simulação hidráulica da rede de abastecimento de água funcionou como esperado na ferramenta QGISRed. Para as ferramentas QWater e Water Network Tools, percebeu-se que a modelagem é melhor analisada ao exportar a rede feita no QGIS para o EPANET, onde é possível analisar os parâmetros de hora em hora, inserir padrões e fazer a calibração. Além disso, em virtude das opções oferecidas nestas duas ferramentas, observou-se que é preferível utilizá-las para a criação de uma rede nova, ao invés de modelar uma rede de abastecimento já existente.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com