XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

A Hidrodinâmica por trás do bloqueio do Canal de Suez

Código

XXIV-SBRH0343

Autores

JORGE LUIS ZEGARRA TARQUI, Bruno Oliveira Rodrigues

Tema

SE04.A - Hidráulica aplicada a obras de infraestrutura

Resumo

O Canal de Suez é uma das principais vias marítimas do mundo e contribui diretamente para transações comerciais intercontinentais. Em março de 2021, o navio Ever Given bloqueou transversalmente o Canal de Suez, levando a engarrafamentos de navios e graves consequências econômicas. O presente artigo buscou examinar as causas do atracamento, analisando a ocorrência dos efeitos de margem e squat durante o mareio da embarcação. Também busca descrever os principais fundamentos hidrodinâmicos por trás da manobrabilidade em águas rasas. Calculou-se o efeito squat através de quatro formulações empíricas, que forneceram valores de afundamento e compasso menores do que a folga entre o ponto mais baixo da quilha e o fundo do canal. Procedeu-se, então, à aplicação da fórmula de Norrbin para a força transversal e o momento de guinada causados pelas margens do canal. Esta forneceu a magnitude das grandezas quando próximas às margens do canal e embasou a hipótese mais plausível da origem do acidente ter sido, de fato, o efeito de margem.

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