Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
UTILIZAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO MÉDIO E CONDIÇÕES HIDROLÓGICAS PARA MODELAGEM DA QUALIDADE DE ÁGUA DO AÇUDE ARARAS (CEARÁ)
Código
XXIV-SBRH0322
Autores
Geovane Santos Borba, Jorgiane Pires Bezerra, Jéssica Maria Bezerra Leite, Victor Cordeiro Aguiar Castro, Karoline Teixeira da Silva, Adriane Melo Monteiro, Adriano ANTUNES MONTEIRO
Tema
SR02- Processos hidrológicos e meio ambiente
Resumo
O uso modelagem da qualidade da água em açudes torna-se bastante necessário para o planejamento e obtenção de informações para utilização desses recursos hídricos. Por isso, esse presente trabalho teve como objetivo fazer regressões matemáticas utilizando diferentes propostas de cálculo do Índice de Estado Trófico médio dentro do Açude Araras, localizado no estado do Ceará (Brasil), e estabelecer seu comportamento de acordo com as diferentes condições hidrológicas. Os resultados mostraram que, na primeira condição metodológica, o maior coeficiente de correlação R² obtido entre o nível do açude e o Índice de Estado Trófico médio (IETm) foi de 0,545. A segunda condição metodológica nos mostrou valores baixíssimos de coeficientes de correlação das regressões produzidas entre as variáveis pluviométricas e IETm. Na terceira condição metodológica verificou-se que a maior correlação R² foi de 0,6074 reforçando o resultado da primeira metodologia. Através desse trabalho, verificou-se que o volume do açude contribui para a variação do IETm do açude.