XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

ESTRUTURA DE AVALIAÇÃO DO RISCO DE INFRAESTRUTURAS DE SANEAMENTO FRENTE A EVENTOS DE INUNDAÇÃO EM CENTROS URBANOS

Código

XXIV-SBRH0241

Autores

Marina Batalini de Macedo, Eduardo Mário Mendiondo, Maria Tereza Pepe Razzolini, Adelaide Cássia Nardocci

Tema

SE06.B - Inundações urbanas: modelagem, mapeamento e análise de incertezas sobre a ameaça, exposição, vulnerabilidade e risco.

Resumo

No Brasil, os eventos extremos de precipitação são os principais precursores de risco da população, afetando os sistemas de transporte e serviços, gerando perdas econômicas e perdas de infraestrutura urbana e até mesmo risco a vida. Como parte das infraestruturas afetadas, podemos citar os sistemas de abastecimento e tratamento de água e esgotamento sanitário. Devido a sua proximidade com corpos d?água, estes sistemas normalmente se localizam em região de maior exposição ao risco e podem ser afetados direta e indiretamente pelas inundações. Devido a sua importância para a manutenção do bem-estar e da saúde da população e do ambiente, disrupções ou alterações no provimento destes serviços possuem grande impacto para saúde pública e ambiental da área afetada. No entanto, poucos estudos avaliam os riscos destes sistemas frente as inundações e seus impactos, que permitam a proposição de medidas de gestão de risco que visem aumentar a resiliência local. Assim, esse estudo tem como objetivo apresentar uma estrutura de avaliação do risco de infraestruturas de saneamento frente a eventos de inundação em centros urbanos, a partir da elaboração de diagramas de relações causal e proposição de critérios de vulnerabilidade e exposição. A avaliação final é feita de forma espacial na área de estudo, integrando os critérios e a probabilidades de ocorrência do evento, a partir do uso de Sistemas de Informação Geográfica para elaboração de mapas de risco.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com