Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE A INUNDAÇÕES NA BACIA DO RIO PIRAQUÊ-CABUÇU COM USO DA AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO
Código
XXIV-SBRH0221
Autores
Felipe Manoel Cabral, Lucas Magalhães Carneiro Alves, JESSICA DO NASCIMENTO PEREIRA, Karolline Dias do Rego, Caio Gabriel Ferraz Souza de Sousa, Ana Cristina Rodrigues Lopes, Osvaldo Moura Rezende, MARCELO GOMES MIGUEZ
Tema
SE06.B - Inundações urbanas: modelagem, mapeamento e análise de incertezas sobre a ameaça, exposição, vulnerabilidade e risco.
Resumo
O desalinhamento entre a gestão dos recursos hídricos e o ordenamento do território leva à ocupação desordenada das margens dos rios e de suas planícies de inundação, o que ameaça a qualidade de vida da comunidade. Dentre as medidas não estruturais relacionadas à mitigação das inundações, destaca-se o mapeamento de áreas de risco pelo seu baixo custo e forte aplicabilidade. A partir da conceituação de risco como o produto entre a probabilidade de ocorrência de um evento com potencial de causar danos a um dado sistema (perigo) e as possíveis consequências sofridas por esse sistema (vulnerabilidade), a presente pesquisa tem por objetivo o mapeamento de áreas vulneráveis a inundações na Bacia do Rio Piraquê-Cabuçu, Rio de Janeiro, por meio de indicadores socioeconômicos e estruturais, como passo inicial para um programa de gerenciamento de risco de inundações na bacia. A área de estudo possui um histórico de inundações frequentes e um acentuado processo de urbanização, muitas vezes informal e sem o correto investimento de infraestrutura urbana, pressionando áreas com alta susceptibilidade a inundações. Ressalta-se que, devido a seu baixo custo e da realização do censo em todo o território nacional, a metodologia desenvolvida nesse trabalho pode ser aplicada em qualquer município brasileiro.