Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
APLICAÇÃO DOS MODELOS RCEM E LIFESIM PARA ESTIMATIVA DE PERDAS DE VIDAS RELACIONADAS À INUNDAÇÃO CAUSADA PELA RUPTURA DA BARRAGEM DE FUNDÃO (MARIANA)
Código
XXIV-SBRH0185
Autores
André Felipe Rocha da Silva, Julian Cardoso Eleutério
Tema
SE06.D - Modelagens física e matemática da propagação de ondas de cheia provenientes de rupturas de barragens e os Planos de Ações Emergenciais: avanços e dasafios
Resumo
Entre os impactos diretos e indiretos decorrentes de inundações tanto naturais quanto tecnológicas, as fatalidades humanas constituem as consequências mais nefastas. No Brasil, os últimos acidentes com grandes impactos e fatalidades ocorreram devido às rupturas de barragens de rejeitos de mineração nos municípios de Mariana e Brumadinho. Por meio de modelagens matemáticas e de simulações computacionais, estimativas de perdas de vidas são resultados que fornecem importantes subsídios à elaboração de alertas mais robustos e ao planejamento de emergência mais eficaz. Mesmo apresentando alta fragilidade por diversos fatores, tais acidentes ainda não são profundamente considerados na concepção e aplicação desses modelos. Neste contexto e face à inserção de dispositivos relacionados ao planejamento mais rigoroso para situações emergenciais em legislações destinadas à segurança de barragens, este trabalho objetivou analisar a aplicação de dois modelos de estimativa de perdas de vidas com princípios diferentes, RCEM e LifeSim, em inundações causadas por rompimentos de barragens de rejeitos por meio da análise do caso de rompimento da barragem de Fundão (Mariana). Foi verificada uma superestimação na estimativa de perdas de vidas com aplicação dos modelos. Além disso, para o RCEM foi identificada a alta subjetividade na determinação dos parâmetros do modelo, já o LifeSim apresentou limitações em relação à caracterização do processo de evacuação em casos de inundações com tempo de chegada da onda muito curto.