XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

ANÁLISE DE PERICULOSIDADE EM ENTRADAS DE BUEIROS. ESTUDO ESPECÍFICO DE UM CASO EM GUARAMIRIM NO PROGRAMA HEC-RAS

Código

XXIV-SBRH0033

Autores

André Luís Tonin

Tema

SE06.B - Inundações urbanas: modelagem, mapeamento e análise de incertezas sobre a ameaça, exposição, vulnerabilidade e risco.

Resumo

Bueiros conduzem águas superficiais em bacias urbanas oriundas de chuvas e também possibilitam que cursos de água, naturais ou não, passem por estruturas como rodovias sem permitir que a água danifique o asfalto. Em casos de chuvas extremas, resultando em inundações, bacias urbanas podem conter fluxos de águas intensos e perigosos, podendo arrastar pessoas, carros e outras estruturas, como em um caso que ocorreu em Guaramirim, Santa Catarina, onde casal e filho foram sugados por um bueiro. O trabalho avaliou como que a instalação de diferentes perfis de bueiros afeta o comportamento hidráulico em sua entrada durante um evento de chuva intensa no programa HEC-RAS. Nove configurações de bueiros foram testadas, variando declividades e diâmetros, sendo observadas amplificações de até 0,6 no mapa resultante do produto da profundidade pela velocidade nas proximidades da entrada do bueiro e um aumento de 1,4 m³/s na vazão dos bueiros ao comparar os casos de maior e menor impacto. Valores superiores à 0,7 para o produto da profundidade pela velocidade também foram encontrados nas proximidades do bueiro com maior vazão, apontando alta periculosidade para pessoas alheias à sua existência. Diante da necessidade de dimensionamento de bueiros para uma dada vazão de drenagem e do impacto que podem conter em sua região de instalação, o trabalho pondera algumas medidas de segurança como o gradeamento destes.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com