XXIV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 21/11/2021 à 26/11/2021
Local: BELO HORIZONTE - MG
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh

ANÁLISE DO USO DA TERRA E DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO TIJUCO-MG A PARTIR DA CONFECÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS (PERÍODO 2014-2018)

Código

XXIV-SBRH0030

Autores

Rafael Mendes Rosa, Vanderlei de Oliveira Ferreira

Tema

SR02- Processos hidrológicos e meio ambiente

Resumo

As bacias hidrográficas são apropriadas para análises quantitativas e qualitativas das águas superficiais por meio de uma perspectiva sistêmica. Nesse contexto, o presente artigo possui o intuito de analisar a evolução da cobertura e uso da terra, concomitantemente com os dados de IQA, CT e IET, da bacia hidrográfica do rio Tijuco, situada no oeste do estado de Minas Gerais. Tal análise visa identificar uma relação entre cobertura e o uso da terra e os resultados da qualidade das águas superficiais ao longo de cinco anos, de 2014 a 2018. Os dados foram contextualizados espacialmente por meio de mapas e figuras para que se possa observar os cursos d?água mais vulneráveis. Assim, espera-se que o trabalho aqui proposto possa orientar os gestores responsáveis pelo planejamento dos recursos hídricos da área de estudo.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com