XII ENAU - ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS

Data: 20/11/2018 à 24/11/2018
Local: Maceió - AL
ISSN: 2359-1897
Mais informações: https://www.abrh.org.br/xivsrhne

UTILIZAÇÃO DE WETLANDS PARA O CONTROLE DE CARGAS DIFUSAS EM TIPOLOGIAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANIZADAS. UM ESTUDO DA BACIA DO JAGUARÉ, SÃO PAULO, BRASIL.

Código

10798

Autores

Juliana Caroline de Alencar da Silva, Mônica Ferreira do Amaral Porto

Tema

05. Mitigação de impactos e recuperação de ambientes fluviais urbanos

Resumo

O controle de cargas poluentes em bacias hidrográficas é um grande desafio em áreas urbanas para o controle da qualidade das águas. As cargas difusas tem caracteristicas distintas em função do tipo de uso e ocupação do solo existente, sendo as cargas provenientes de tipologias comerciais e industriais foco de atenção por potencialmente possuírem taxas significativas de óleos e graxas, metais e compostos benzênicos. Para controle destas cargas uma das técnicas possíveis a ser adotada são os Wetlands. Wetlands são alagados construídos que utilizam as propriedas fitoremediadoras de algumas espécies vegetais para promover o tratamento das águas. Apesar de efetivos, os wetlands tem como ponto negativo a demanda por uma grande área para implantação, o que limita sua adoção. Neste estudo foi proposta a adoção de wetlands para controle das cargas difusas de origem comercial e industrial na bacia do córrego Jaguaré, localizada na zona oeste do município de São Paulo no Brasil, se mostrando uma alterna viável já que além da sua atuação no controle da poluição hídrica, a estrutura constitui um importante elemento paisagistico e sua área pode abrigar elementos recreacionais.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com