XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

ALOCAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE VAZÃO NO RIO PARAÍBA COM AS ÁGUAS DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO (EIXO LESTE)

Código

PAP022670

Autores

GERALD NORBERT SOUZA DA SILVA, Pedro Hugo Pereira da Silva, ANA CRISTINA SOUZA DA SILVA

Tema

5 - Modelagem hidrológica, de sedimentos e de qualidade de águas

Resumo

As águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) - Eixo Leste chegaram na bacia hidrográfica do rio Paraíba (PB) e enfrentam uma situação de escassez de água ao longo do rio. Este trabalho tem como objetivo analisar a disponibilidade e alocação de água para os diversos usos nesse início da operação do PISF na bacia do rio Paraíba. Os modelos hidrológicos podem auxiliar em problemas relacionados à alocação de água e a tomada de decisão na gestão de recursos hídricos. Para analisar a alocação de água foi utilizado o programa Acquanet considerando a situação atual do rio Paraíba e as demandas de abastecimento e irrigação. Os resultados mostram que a disponibilidade outorgada do PISF para o Estado da Paraíba será insuficiente para normalizar todos os usos prioritários nos próximos dois anos, sem contribuições afluentes da própria bacia hidrográfica. Conclui-se que mesmo com as vazões lançadas mais elevadas atualmente, apenas com afluências da própria bacia seria possível atender os usos não prioritários.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com