XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

CARACTERIZAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQUÍFERO SANGA DO CABRAL/PIRAMBOIA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA (RS) ATRAVÉS DA REDE DE MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (RIMAS)

Código

PAP022122

Autores

Isadora Aumond Kuhn, Guilherme Casarotto Troian, ELIEL MARTINS SENHORINHO, marcos alexandre fReitas

Tema

6 - Águas subterrâneas

Resumo

Desde 2010 a Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS-CPRM) vem monitorando os principais aquíferos sedimentares do Brasil. Na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria (BHRSM), a RIMAS possui oito poços de monitoramento, localizados sobre a área de afloramento do Sistema Aquífero Sanga do Cabral/Piramboia, que compõe o Sistema Aquífero Guarani. O objetivo deste estudo foi apresentar e analisar os dados hidroquímicos obtidos pela RIMAS nestes poços, com a intenção de caracterizar a evolução geoquímica e fluxo das águas subterrâneas no aquífero. Para tanto, foram calculadas as cargas hidráulicas dos poços, que foram divididos em dois grupos. As águas foram classificadas com diagrama de Piper, os teores dos íons maiores foram comparados entre os grupos utilizando-se a proporção de enriquecimento/empobrecimento em cada íon, foram calculados índices hidrogeoquímicos e foram plotados perfis horizontais de teores destes íons. Os resultados obtidos revelaram que as linhas de fluxo subterrâneo possuem tendência geral SO-NE, com áreas de recargas importantes no Município de Santana do Livramento e área de descarga nos Municípios de Cacequi e Rosário do Sul, coerente com dados da literatura.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com