XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

AVALIAÇÃO DO RISCO À SAÚDE HUMANA POR MEIO DO CONSUMO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA CONTENDO METAIS, NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE PALMARES DO SUL (RS).

Código

PAP023090

Autores

Débora Karine Koller, PEDRO ANTONIO ROEHE REGINATO

Tema

6 - Águas subterrâneas

Resumo

Este trabalho apresenta estudo prospectivo do risco à saúde de moradores da zona rural de Palmares do Sul, RS, que consomem água subterrânea de aquíferos livres associados a sedimentos arenosos , em poços ponteira. Para avaliação do risco foram efetuadas: caracterização hidrogeológica da região, interpretação de análises físico-químicas e comparação dos teores de Al, B, Cd, Cr, Cu, Fe, Mn, Pb, Zn, de treze poços ponteira, com parâmetros normativos de resoluções regulamentadoras. A metodologia compreendeu coleta e avaliação dos dados, avaliação toxicológica, avaliação da exposição, caracterização e quantificação do risco. Identificou-se que 53,8 e 92,3% dos poços analisados apresentam teores de ferro e manganês, respectivamente, acima dos valores máximos permitidos. Tendo como base um cenário residencial rural e ingresso realizado através da ingestão de água subterrânea, os valores de HI calculados para receptores adultos são inferiores ao valor unitário, indicando o baixo potencial de risco devido à presença dos metais selecionados. Quatro poços evidenciaram potencial existência de efeitos toxicológicos adversos não carcinogênicos à saúde, considerando receptores crianças. Ressalta-se que a água subterrânea e a ingestão oral são apenas um caminho e uma rota de exposição aos metais selecionados nesse estudo, e que existem incertezas associadas ao cálculo do risco.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com