XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DE DADOS DE CAMPO NA MODELAGEM NUMÉRICA HIDRODINÂMICA BIDIMENSIONAL: ESTUDO DE CASO NA AHE DE BARRA BONITA-SP.

Código

PAP023081

Autores

Antonio Henrique Soares Dutra Gomes Pereira, TIAGO ZENKER GIRELI

Tema

5 - Modelagem hidrológica, de sedimentos e de qualidade de águas

Resumo

Rios são regidos por fenômenos que interagem influenciando características do escoamento. O transporte de sedimentos interfere no equilíbrio dinâmico, isto é, numa situação estável, material sólido é carreado e depositado sem alterações significativas nas formas fluviais. Este equilíbrio é alterarado frequentemente após a construção de barramentos para múltiplos usos. Segue-se, assim, diminuição drástica da capacidade de transporte do escoamento a montante e da vazão sólida a jusante. Tal processo se encontra em evolução no reservatório do Aproveitamento Hidrelétrico de Barra Bonita-SP, no rio Tietê. Neste trabalho verifica-se a aplicabilidade dos dados de campo na modelagem hidrodinâmica deste reservatório. Avalia-se a qualidade das informações para o processo de modelagem numérica por meio de simulações computacionais e comparações entre levantamentos de campo. Utilizou-se dados de batimetria, hidrológicos, ferramenta computacional específica e levantamentos topográficos. A execução de levantamentos de dados que objetivem gerar bases para aplicação em modelagem hidrossedimentológica é necessária, isto é, coletar de dados com maior rigor e detalhamento visando utilizá-los para navegação, monitoramento e operação de reservatórios e modelagem. São discutidos problemas associados à modelagem numérica de reservatórios, propondo requisitos desejáveis e mínimos na aquisição de informações para geração de base de dados para modelagem numérica.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com