XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

ANÁLISE DE ESTACIONARIEDADE NAS SÉRIES HIDROMETEOROLÓGICAS DA BACIA DO RIO GRANDE APLICANDO A TÉCNICA DE REAMOSTRAGEM BOOTSTRAP" (PAP018500)"

Código

PAP018500

Autores

ALEXANDRE ABDALLA ARAUJO, SAULO AIRES DE SOUZA

Tema

Hidrologia e hidrogeologia

Resumo

Detecções de mudanças em séries hidrológicas são de extrema importância, tanto do ponto de vista prático quanto científico. Estudos dessa natureza são importantes para a compreensão do impacto antrópico nos sistemas naturais e também essenciais na sinalização para os usuários dos recursos hídricos em determinada bacia de evidências de algum comportamento de mudança identificado na série que possa vir a comprometer o planejamento para o uso desse recurso no futuro. O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento estatístico das séries hidrometeorológicas na bacia do rio Grande quanto à estacionariedade. Foram testados 14 testes estatísticos que compreendem uma gama dos principais testes de estacionaridade utilizados na ciência hidrológica. Os resultados apontam indícios de mudanças nas séries de precipitação e vazão em alguns locais da bacia após 1970.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com