XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS DADOS DAS ESTAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS DO ANO DE 2000 A 2013, DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO JACUÍPE E POJUCA, PERTENCENTES À REDE HIDROMETEOROLÓGICA DA SUREG-SA (PAP018493)

Código

PAP018493

Autores

Denize Ribeiro da Silva

Tema

Hidrologia e hidrogeologia

Resumo

A irregularidade pluviométrica da região Nordeste é um dos motivos pelos quais se faz necessário a quantificação deste índice. Os pluviômetros e pluviografos são aparelhos que mensuram as alturas médias diárias de chuvas, fornecendo séries de dados monitorados por longos períodos. Por muitas vezes essas séries apresentam falhas e para serem analisadas, são estimadas por métodos baseados em processos estatísticos. Neste trabalho analisou-se estatisticamente os totais anuais pluviométricos, de 5 estações, das bacias hidrográficas dos rios Jacuípe e Pojuca, do período de 2000 a 2013. Os dados foram considerados homogêneos e normalmente distribuídos. Abril, maio, junho e julho são os meses que mais contribuem com os totais anuais. A correlação de 80% entre as estações de Teodoro Sampaio e Buracica pode ser explicada por uma relação linear.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com