XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO PEDRA DO CAVALO DE ACORDO COM O ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO (IET) (PAP018487)

Código

PAP018487

Autores

ALICE MARA FERREIRA DA CONCEIÇÃO SANTANA, Alessandra Cristina Silva Valentim

Tema

Qualidade das águas e meio ambiente

Resumo

Reservatórios são importantes ferramentas no gerenciamento do sistema fluvial, solucionando o problema de falta d'água e servindo a múltiplos usos. O reservatório Pedra do Cavalo, localizado no Recôncavo da Bahia, é usado principalmente para abastecimento de água e geração de energia. A eutrofização pode reduzir a qualidade de suas águas, interferindo negativamente nos seus usos e na vida de milhões de pessoas. O presente trabalho, se valendo de resultados da literatura, calculou o Índice de Estado Trófico para fósforo total, clorofila a e para o lago, como proposto por Lamparelli (2004). Os resultados indicam que o lago está enriquecido com nutrientes (IET eutrófico), e há alta limitação da produtividade de fitoplâncton, uma vez que o resultado para fósforo foi superior ao resultado de clorofila a (IETPt supereutrófico, IETCl-a mesotrófico). Entretanto, ao comparar os valores encontrados com aqueles estabelecidos como limites das classes, o IETPt é, em sua maioria, mesotrófico, bem como o IETCl-a, indicando normalidade na produtividade do fitoplâncton. Para os valores máximos e mínimos encontrados, percebe-se uma ampla variação nas classes, o que pode ser explicado pela sazonalidade do regime de chuvas na região do lago.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com