AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE DA SECA NO RESERVATÓRIO DE CAXITORÉ COM BASE NO ÍNDICE DE ESCOAMENTO NORMALIZADO, NO ÍNDICE DE RESERVATÓRIO E NO VOLUME ESTOCADO (PAP018457)
Autores
LUIZ MARTINS DE ARAÚJO JÚNIOR, Francisco de Assis de Souza Filho, Cleiton da Silva Silveira, ROGÉRIO DE CARVALHO STUDART, SAMUELLSON LOPES CABRAL
Tema
Eventos extremos (secas e inundações)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar eventos de ocorrência de seca no açude de Caxitoré e verificar a diferença diferença de classificação de severidade da seca ao longo dos anos, gerado pelos índices IR (Índice de Reservatório), SRI (Índice de Precipitação Normalizada) e pelos volumes estocados. Para o cálculo desses índices foi utilizada uma formulação semelhante ao SPI (Índice de Precipitação Normalizada). Os resultados mostraram que a seca que aflige o reservatório de Caxitoré ou o nível de severidade de seca do mesmo, nem sempre ocorre devido as condições naturais a qual o reservatório é exposto. Portanto, as vezes a seca ou a severidade dela podem ser agravadas devido a ação antrópica sobre o reservatório.