XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

ANÁLISE DISCRIMINANTE E DE COMPONENTES PRINCIPAIS DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DAS ÁGUAS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO (PAP018385)

Código

PAP018385

Autores

André Luiz Nunes Ferreira, Maria do Carmo Martins Sobral, GUSTAVO LIRA DE MELO, MARIA MANUELA Q. M. M. MORAIS

Tema

Qualidade das águas e meio ambiente

Resumo

O projeto de integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional foi concebido para trazer segurança hídrica para parte da população do semiárido nordestino. O gerenciamento deste projeto é essencial para a garantia do atendimento às demandas existentes. Neste artigo foram analisadas as características físico-quimicas das águas das bacias receptoras das águas do Rio São Francisco utilizando-se dados do monitoramento realizado pelo Ministério da Integração Nacional. Foram 15 campanhas de coleta em 9 bacias hidrográficas e analisados 35 parâmetros de qualidade de água e comparadas através de análise estatística discriminante e análise de componentes principais (ACP). A Análise discriminante obteve resultado robusto quanto à diferenciação das águas do rio São Francisco nos pontos de coleta do reservatório de Itaparica, nas relações das demais bacias pode se observar forte tendência de diferenciação entre os eixos Norte e Leste. A análise de componentes principais demonstrou que as características mineralógicas da água são preponderantes na diferenciação destas.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com