XII SRHN - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
Mais informações:

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO USO DO SOLO SOBRE A MACRODRENAGEM NA REGIÃO DO GRUPO DE RIOS LITORÂNEOS - GL1 EM PERNAMBUCO (PAP018347)

Autores

Felipe Alcântara de Albuquerque, Suzana Maria Gico Lima Montenegro, Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral, Marcos José Vieira de Melo

Tema

Águas urbanas e desenvolvimento

Resumo

A bacia hidrográfica é a unidade estratégica para gestão dos recursos naturais, portanto, questões cruciais ao seu equilíbrio hídrico, são elementos envolvidos diretamente na sustentabilidade ambiental, econômica e social das unidades territoriais abrangidas. Nesta proposição, utilizou-se conhecimentos de inteligência remota, geoprocessamento e modelagem hídrica, com intuito de avaliar o efeito do uso do solo na macrodrenagem. A bacia apresentou baixa declividade e razoável densidade de drenagem, que, associadas ao percentual existente de cobertura vegetal, revela uma resposta positiva regulatória para o escoamento em grande parte da superfície estudada. Assim, deve ser considerado que o uso de novas tecnologias aplicadas em conjunto aos conhecimentos já difundidos podem ajudar aos gestores na tomada de decisão em tempo real ao evento de transformação natural.

Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRhidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com