XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO AMBIENTAL SEGUNDO A PERCEPCÃO DOS MORADORES DO MUNICÍPIO DE CAMPO FORMOSO - BA (PAP018223)

Código

PAP018223

Autores

MANUEL DIAS DA SILVA NETO, ALEX DIAS DE JESUS

Tema

Saneamento básico: eficiência, reuso e reciclagem

Resumo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. É o conjunto de medidas adotadas em um local para melhorar a vida e a saúde dos habitantes, impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas. Essas medidas devem ser adotadas pelos três níveis de governo (Municipal, Estadual e Federal) e contemplar o abastecimento de água tratada; coleta e tratamento de esgoto; limpeza urbana; manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as condições de saneamento ambiental dos moradores do município de Campo Formoso - Bahia, bem como ter um diagnóstico do andamento do sistema de esgotamento sanitário no município. Para dar operacionalidade à proposta foram aplicados questionários semiestruturados em uma amostra aleatória. Observou-se assim que grandes partes dos moradores vivem com um sistema precário de saneamento, despejo irregular de efluentes líquidos e pouco informados sobre o andamento das instalações do sistema local.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com