XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DA SUB-BACIA DOS RIO JURUENA-ARINOS, MT COM APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA (IQANSF) PARA OS ANOS DE 2012 E 2013 (PAP018219)

Código

PAP018219

Autores

ELISANGELA NASCIMENTO NOGUEIRA, FLÁVIA DE AMORIM SILVA, Claudinéia Aguiar de Souza, SÉRGIO BATISTA DE FIGUEIREDO

Tema

Qualidade das águas e meio ambiente

Resumo

A urbanização têm aumentado as demandas por recursos naturais. Estas pressões tornam necessárias ações que visam à conservação e a gestão adequada dos recursos hídricos. Neste sentido, o monitoramento da qualidade da água é um instrumento importante para fornecer informações a respeito do estado atual dos corpos d'água, por meio de análises de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos. Em Mato Grosso, a Região Hidrográfica Amazônica, composta três sub-bacias: Juruena-Arinos, Teles Pires e Guaporé, tem seu monitoramento da qualidade da água realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente em 26 estações de coleta, sendo 13 localizadas na sub-bacia Juruena-Arinos. Um dos índices utilizados para se determinar a qualidade da água é o IQA, que incorpora parâmetros considerados relevantes para a avaliação dessa qualidade. Sendo assim, esse estudo teve como objetivo avaliar os resultados do monitoramento da qualidade das águas superficiais utilizando o índice de qualidade da água - IQANSF, na sub-bacia do rio Juruena-Arinos, pertencente à bacia Amazônica, na porção mato-grossense, no ano de 2012 e 2013. Os resultados obtidos, durante os anos de 2012 e 2013, mostraram que na maioria das estações monitoradas a qualidade da água foi considerada BOA, com degradação nas estações próximas a núcleos urbanos.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com