XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

APLICAÇÃO DE UM ÍNDICE MULTIMÉTRICO BENTÔNICO EM QUATRO MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO DA REGIÃO SUL METROPOLITANA DE GOIÂNIA, GOIÁS (PAP018216)

Código

PAP018216

Autores

ANDRÉ LUIZ TEIXEIRA, KATIA ALCIONE KOPP, LEANDRO GONÇALVES DE OLIVEIRA

Tema

Qualidade das águas e meio ambiente

Resumo

Diante dos problemas enfrentados nos dias de hoje para manter a qualidade da água para abastecimento urbano em condições adequadas, o biomonitoramento se mostra uma ferramenta eficaz e promissora. Os macroinvertebrados bentônicos são utilizados para esse fim a partir de índices biológicos, como o IMB (Índice Multimétrico Bentônico). Com o objetivo de avaliar a qualidade de quatro mananciais de abastecimento da região metropolitana de Goiânia, nas cidades de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, e Senador Canedo, três coletas, por meio da metodologia de peneira de mão, foram realizadas nos meses de Dezembro de 2013, Janeiro e Fevereiro de 2014 em cada rio ou córrego. Após a identificação dos táxons, avaliaram-se as métricas estabelecidas no IMB para qualificar os recursos hídricos. Todos foram considerados de qualidade excelente, atingindo a nota máxima no IMB, deixando subintendido que os mananciais que abastecem as quatro cidades estudadas possuem tais condições que minimizam os gastos no tratamento, embora mais pesquisas devam ser realizadas para uma conclusão mais precisa.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com