XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DO CONSELHO GESTOR DA APA JOANES-IPITANGA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO DE MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR (PAP018183)

Código

PAP018183

Autores

Geneci Braz de Sousa

Tema

Gestão Participativa (Comitês de Bacia/Conselhos)

Resumo

Integrante do Sistema de Unidades de Conservação do estado da Bahia, a Área de Proteção Ambiental Joanes-Ipitanga, criada em 1999, tem com o objetivo principal de proteger os mananciais da bacia do rio Joanes e ecossistemas associados, responsáveis por cerca de 40% do abastecimento de Salvador e municípios metropolitanos. Como instrumento de gestão da APA Joanes-Ipitanga o seu Conselho Gestor se traduz em um importante fórum cujas contribuições têm alicerçado o fortalecimento dos processos participativos no território da Unidade de Conservação. O presente trabalho procurou verificar a percepção ambiental dos conselheiros da APA Joanes-Ipitanga no que se refere aos aspectos ambientais, socioeconômicos e culturais no território da bacia hidrográfica do rio Joanes por ocasião da realização de uma visita técnica realizada em novembro de 2012. Os resultados obtidos contribuirão para subsidiar a atuação do Conselho Gestor e do processo de gestão da Unidade de Conservação, além de dar suporte a processos participativos que venham a fortalecer e integrar a gestão ambiental em mananciais de abastecimento.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com