XII SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 21/10/2014 à 31/12/2014
Local: Natal - RN
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xiisrhn/

AVALIAÇÃO DAS MUDANÇAS DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA (2001-2009) E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO CAÇULA ? ILHA SOLTEIRA/SP (PAP017624)

Código

PAP017624

Autores

Franciane Mendonca Santos, José Augusto de Lollo, Frederico Fabio Mauad

Tema

Qualidade das águas e meio ambiente

Resumo

Este trabalho teve por finalidade elaborar as cartas de uso e ocupação da terra da bacia hidrográfica do Córrego Caçula (Ilha Solteira, Brasil) dos anos de 2001 e 2009 através da classificação supervisionada de imagens de satélite processadas no Software ArcGis 10.0. O objetivo consistiu em identificar, quais usos dados à área e suas influencias nos processos de degradação ao longo do tempo. Como principais conclusões tem-se que a área apresentou a grande ampliação da classe de agricultura perene e temporária devido à expansão e intensificação do cultivo de cana de açúcar na região, o que pode causar a degradação da vegetação nativa se o plantio for realizado em Áreas de Preservação Permanente. O aumento da área urbanizada em áreas de nascentes e fundos de vale também pode prejudicar a qualidade e quantidade de água devido ao aumento do escoamento superficial, que proporciona a potencialização dos processos erosivos e assoreamento de corpos d'água, o aumento da frequência de enchentes e entupimento dos condutos e canais por sedimentos. Desta forma, é importante destacar que a participação pública é de suma importância para exigir ações e projetos dos órgãos públicos para melhoria da situação ambiental da bacia.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com