XIV ENES - Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos

Data: 09/11/2020 à 11/11/2020
Local: Campinas/SP
ISSN: 2359-2141
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xivenes

ANÁLISE DO LEVANTAMENTO BATIMÉTRICO E SÍSMICO DE UM DOS RESERVATÓRIOS DE CAPTAÇÃO SUPERFICIAL DE ÁGUA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP).

Código

ENES20200080

Autores

Alexandre Batista do Carmo, Luiz Guilherme Paolini Braga, Denise Gallo Pizella

Tema

04 - CONTROLE DE SEDIMENTOS EM RIOS E RESERVATÓRIOS

Resumo

A urbanização tem trazido consequências para a infraestrutura da água no ambiente urbano, destacando-se os potenciais riscos ao abastecimento urbano, em face da ocupação das áreas de contribuição. A construção de barragem para a formação de reservatório acarreta em alterações nas condições naturais de um curso d?água, com destaque para a capacidade de transporte de sedimentos pelo rio. Existem algumas técnicas que são empregadas para quantificar a água de um reservatório que é denominada hidrometria onde, para o levantamento de dados referenciados ou georreferenciados da profundidade ou cota da superfície do fundo de reservatório emprega-se a batimetria. Objetiva-se com este trabalho apresentar a necessidade de desassoreamento do lago III da Represa Municipal de São José do Rio Preto (SP), reservatório de acumulação com área de 384.085 m². Este trabalho possui caráter quali-quantitativo e foi realizado por meio do levantamento e análise dos dados obtidos mediante os Relatório Técnicos, objeto do Contrato nº EAM 19141, contratada para o levantamento batimétrico, perfilagem sísmica, coleta e análise granulométrica do lago III da represa municipal de São José do Rio Preto. No levantamento realizado, a cota do nível d?água foi de 468,305 metros e este valor foi utilizado como referência para o nivelamento do levantamento batimétrico. Com base nos estudos realizados nos levantamentos batimétricos, é possível afirmar que o volume de água reservado no lago III aumentou em, aproximadamente, 21,44% passando de 435.470,41 m³ em 2012, para 528.821,27 m³ em 2019, portanto não havendo necessidade de efetuar o desassoreamento no momento.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com