XV SRHNE - SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE

Data: 22/11/2020 à 26/11/2020
Local: Caruaru
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xvsrhne/

Avaliação da influência da resolução do modelo digital do terreno sobre a geração da rede de drenagem em uma bacia hidrográfica.

Código

XV-SRHNE0078

Autores

José Almir Cirilo, Elyfas Allyjackson Morais Rodrigues, Mirelly de Oliveira Farias

Tema

01 - Hidrologia do Semiárido

Resumo

A evolução da tecnologia de modelos de representação de terreno proporcionou uma grande melhoria nas análises de parâmetros hidrológicos de uma determinada área, através de Modelos Digitais de Terreno (MDT) e Modelos Digitais de Elevação (MDE). A grande diferenciação nas características, como delimitações de bacias e sub-bacias hidrográficas, rede hídrica e outros parâmetros, está na qualidade desses modelos empregados. Assim, esta pesquisa objetivou a geração e análise da rede de drenagem da bacia do Ipojuca através dos MDEs provenientes da Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), que no Brasil, após passarem por um refinamento, são distribuídos em escala 1:250.000 pelo programa TOPODATA e dos MDTs do Programa Pernambuco Tridimensional (PE3D) em escala 1:5.000. Na cidade Caruaru o estudo de avaliação planimétrica do trecho principal do rio Ipojuca foi realizado também a partir dos modelos em escala 1:1.000 do PE3D, gerando o trecho do rio nas três escalas através do software de geoprocessamento ArcGIS, com a ferramenta de análise hidrológica ArcHydros.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com